Notícias 4v2m5k
Após polêmica, suspensa cobrança de imposto municipal aos viajantes em Paso de los Libres 61556h
No início deste ano, uma onda de turistas chegou a Paso de los Libres e se deparou com um cenário inesperado: uma tenda instalada por funcionários municipais no o à ponte que liga a cidade a Uruguaiana, no Brasil. Lá, os viajantes foram solicitados a pagar um “pedágio” de $ 1.500 por veículo para continuar a viagem até a alfândega e concluir o processo de saída do país.
A situação gerou uma rápida reação negativa entre os turistas, que relataram que a cobrança extra dificultava ainda mais o já saturado processo de entrada e saída do país, especialmente em época de férias.
Em razão disso, o município de Paso de los Libres decidiu suspender temporariamente a cobrança, que havia sido implementada no dia 1º de janeiro e gerado polêmica entre os turistas. A regulamentação estabelecia uma cobrança de $ 1.500 por veículo para os turistas que cruzassem a Ponte Internacional rumo ao Brasil.
“A partir de 1º de janeiro, entraria em vigor uma portaria municipal que cobraria dos turistas uma espécie de pedágio de $ 1.500 para utilizar a ponte ou entrar na cidade. A justificativa para a portaria era que esses turistas utilizariam os serviços municipais de Paso de los Libres para chegar ao Brasil, como a iluminação e a manutenção das ruas”, explicou ao El Litoral Agustina Bojorque, jornalista da Zoom Producciones de Paso de los Libres.
“A guarita que serviria para a cobrança de uma espécie de pedágio foi localizada na Estrada Nacional 117. A portaria foi sancionada no dia 13 de dezembro pelo Conselho Deliberativo, e ao meio-dia de hoje (ontem), o município rejeitou essa medida”, acrescentou.
O imposto, que havia sido reimplementado após a modificação de uma portaria de 1987, já havia sido anulado por decisão da Justiça Federal, que o considerou inconstitucional anos atrás, devido a uma liminar ajuizada. No entanto, o município decidiu reativar a medida para a alta temporada de turismo, com a expectativa de gerar recursos adicionais para a manutenção da infraestrutura.
Por El Litoral
Editado por Rádio Charrua